Translate

segunda-feira, 18 de março de 2013

Atitudes e comportamentos deselegantes

O assunto de hoje é:
Como identificar um comportamento ou atitude deselegante
Mas não se engane, esta identificação não é para ser feita nos atos dos outros e sim nos seus próprios atos.
Em um estudo sobre Ética, Michel Foucault aponta que na Grécia Antiga os gregos entendiam por ética “o cuidado na relação consigo mesmo”, ou seja, tinham a ética como o cuidado de se auto-problematizar para  refletir sobre suas próprias práticas, com a intenção de sempre melhorar. E hoje usarei o termo ética no sentindo de cuidado, o cuidado de repensar nossas próprias práticas. Por isso, as convido para serem éticas e observarem algumas atitudes/comportamentos que sem querer nós temos e que nos tornam deselegantes.
Então o que é deselegante? Abaixo listarei 12 "deselegâncias", que devemos cuidar para não cometer.
1.    Usar roupas indevidas para as ocasiões: Exemplo, ir com roupa de balada para a igreja; extremamente deselegante, acredito que para cada ocasião existe um look apropriado.
2.     Reclamar:  Não no sentido de reclamar os seus direitos e sim no sentido de colocar defeito em tudo, ser pessimista... Sabe quando você está com seus amigos e parece que nada está bom? Cuidado, não reclame, pois além de deselegante isso pode fazer com que as pessoas à sua volta se enfadem de ti.
3.     Falar alto: principalmente quando estamos em um ambiente que exige silêncio isso não é apenas deselegante, é falta de educação.
4.     Demonstrar tudo o que se passa pela sua cabeça através da sua expressão facial:  um olhar, uma careta ou até um gesto. As pessoas não precisam saber sobre tudo o que você pensa, isso pode ser muito desagradável. Por via das dúvidas faça “cara de planta”.
5.    Querer chamar a atenção para si: elegância exige discrição , mulher elegante chama atenção sem querer. Apenas por ser.
6.     Usar roupas que não condizem com o que você é:  se olhe no espelho e perceba você como realmente é, aceite seu corpo, aceite sua personalidade e monte um look que valorize seu corpo sem ser vulgar.
7.    Dar sua opinião aonde ela não foi requerida: sua opinião é muito valiosa, mas se você começar a opinar em tudo na vida de todos, logo ela será desvalorizada.
8.     Fazer acepção de pessoas: nós não somos melhores que ninguém e devemos tratar a todos como queremos ser tratados, isso faz parte da delicadeza em ser uma mulher elegante.
9.     Fofocar: Esse é um item que nem deveria ser pautado de tão deselegante que é, todavia para ter certeza, falar da vida alheia é apenas para pessoas desocupadas e sem conteúdo.
10.  Armar barraco: Tem coisa mais deselegante do que descer do salto e armar um barraco? Mulher elegante sabe argumentar, discutir e se defender sem se exaltar.
11.  Se atrasar: Quando nos atrasamos mostramos desrespeito para com os demais, pontualidade além de ser elegante é imprescindível para o sucesso.
12.  Usar linguagem inadequada ao contexto: Não queira usar um linguajar polido junto à pessoas simples e também não use uma linguagem informal em um ambiente formal. Se estiver em dúvida fique em silêncio.
                                  
Bom meninas, eu percebi que cometo muitas “deselegâncias” e pretendo ser ética para melhorar minhas atitudes e comportamentos. Espero que para vocês esse post seja tão útil quanto pra mim.
Lembre-se, ética como cuidado de si, é bom sempre refletir sobre nossos próprios atos  e observar no que  podemos melhorar!!!


Ótima semana  para  vocês e fiquem com Deus.
Beijo
Suély Milarck

Nenhum comentário:

Postar um comentário