Translate

domingo, 10 de fevereiro de 2013

O comportamento da mulher sábia


 “Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos” 

(Provérbios 14:1)


Boa tarde!
Na postagem de hoje iremos falar sobre o COMPORTAMENTO DE UMA MULHER SÁBIA, lembrando que quando falarmos em sabedoria estaremos falando em elegância, uma vez que a sabedoria é elegante.
E para discorrer sobre sabedoria teremos como embasamento teórico o livro mais indicado para isso, a BÍBLIA.  Iniciando com a citação acima em que destaca a importância da sabedoria na vida de toda mulher,  pois acreditamos que foi essa a intenção do rei Salomão ao comparar a mulher sábia com a tola, dar a perceber o quão  necessário isso se faz  na vida da mulher. Mais adiante, no versículo 33 do mesmo capítulo, o rei Salomão coloca que a sabedoria permanece no coração do prudente, logo observamos que ser sábia não é algo fácil e prático, uma vez que, necessitamos de vários outros adjetivos para configurarmos a sabedoria em nós.
Porém, mesmo sendo a sabedoria algo tão complexo vale a pena tentar ser sábia, quando digo tentar, tenho como base algumas palavras do Apósto Paulo:
“não sejais sábios em vós mesmos;” (Romanos 12:16; parte b)
Ou seja, não ser sábia aos seus próprios olhos e indico este como comportamento essencial de uma mulher sábia, pois quando acreditamos ser, imediatamente delimitamos nossa mente e nosso comportamento, acreditando ter ou ser o suficiente para nós e aos que estão ao nosso redor. Ainda no mesmo capítulo de Romanos, nos versículos 17 e 18 o Apóstolo Paulo nos exorta para não  pagar mal por mal e a não contender, sempre manter a paz. Compreendemos ser extremamente deselegante a contenda e imprudente querer fazer justiça com as próprias mãos, pois esse é o papel da mulher tola de quem o Rei Salomão fala.
Outra característica importante da mulher sábia é temer, se engana a pessoa que acha que ser sábio é ser seguro de si mesmo, o Rei Salomão aponta que:
“O sábio teme, e desvia-se do mal, mas o tolo se encoleriza, e dá-se por seguro(Provérbios 14:16)
Então destacamos que a mulher sábia demonstra segurança mas não é segura de si mesma, tem postura de mulher segura e passa segurança para os que estão a sua volta mas no seu particular teme o erro e por isso se desvia dele, porque quanto mais seguros de nós mesmos mais suscetíveis ao erro nos tornamos. Outro comportamento da mulher sábia é o cuidado com o as palavras que profere, e aí está algo muito difícil para nós mulheres, pois no geral falamos bastante, mas não é impossível. Não estamos falando que a mulher sábia é aquela que fala pouco mas é aquela que sabe usar as suas palavras, ainda no livro de Provérbios, capítulo 14 e versículo 32, Salomão diz que a boca do justo sabe o que agrada.
E para finalizar, não podemos deixar em oculto nesta postagem que a mulher sábia ama, o amor é extremamente necessário na vida da mulher e agir com amor é agir com elegância, o Apósto Paulo disse:
“A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros;”. (Romanos 13:8; parte a)
Ser amável, dá um toque delicado aos atos da mulher, pois a caridade pode ser expressada apenas pelas atitudes. Demonstrar amor, não se trata apenas de ajudar aos pobres, ou de cuidar dos seus, mas é amar ao próximo independente do que ele seja, é tratar com carinho e saber perdoar. O amor é indispensável, sem falar que este nos torna mais bonitas.
Por hoje é isso, esperamos ter trazido à tona todos os comportamentos que você sempre teve mas que talvez os manteve guardados por um tempo!
Ótimo feriado e fique com Deus ;)


4 comentários:

  1. Parabéns....que Deus continue usando a sua vida e a cada dia te dando experiências únicas para compartilhar. Deus te abençõeee!!! Bjinhuu

    ResponderExcluir
  2. Acho que temos um novo talento surgindo aí hein? :)

    Bjão Su... Deus abençoe e continue nessa força!!!

    ResponderExcluir
  3. Meeus Parabens Linda.. tá shoow de bola..
    Deus te abençoes mtmtmtmtmt.. te adoro bjô sua linDA

    ResponderExcluir
  4. Vou ser melhor do que já sou...em nome de Jesus.

    ResponderExcluir