Translate

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Educação, cidadania e participação política

OI gente linda!


Bom, todos sabemos que o país esta passando por um momento histórico e daqui alguns anos nossos filhos terão tudo isso escrito em seus livros didáticos. Por isso, compreendo que o blog não pode ficar de fora dessa discussão,  todos nós precisamos atentar e refletir para tomar uma BOA atitude.

Enfim o Brasil resolveu dar um grito de BASTA e sair às ruas exigindo seus direitos, o que particularmente tenho achado Lindo! Com isso, considero importante fazermos uma reflexão sobre como nosso país, que é tão rico, chegou nessa situação. Lendo o artigo- Educação para a cidadania: questão colocada pelos movimentos sociais- de Marlene Ribeiro, consegui extrair algumas informações que nos ajudam a entender essa situação.
Você sabia que a democracia foi inventada no mundo grego? Contudo naquela época só quem tinha direito de expressar sua opinião eram os grandes proprietários de terras, pois eles eram os únicos considerados capazes de pensar, já que tinham tempo livre para isso, tinha tempo para o ócio que  era o " fertilizador do conhecimento político e filosófico" (RIBEIRO, 2002). Interessante, não? então já percebemos que desde aquele tempo os políticos não faziam nada e exploravam o povo. Essa é uma "não" prática que nasceu junto à democracia.
 
 Como mudar isso?  Apenas uma palavra, EDUCAÇÃO! Pública, gratuita, democrática, laica e de qualidade, como um direito de todos e dever do Estado, como previsto na Lei 9394/96.
Trago então como necessidade  primordial a  EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA E A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA, você já deve ter ouvido falar que a função da escola é educar para formar cidadãos, mas o que é ser cidadão? De acordo com o Dicionário Priberam da Língua Portuguesas, cidadão é: " Indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um estado livre." ,ser cidadão é conhecer e ter acesso aos seus direitos e deveres. Então fica o questionamento como a escola vai formar  cidadãos em uma sociedade em que o governo pouco tem investido em educação? aonde o próprio direito à educação é negado para muitos?
Porém hoje nós estamos exercitando a DEMOCRACIA em seu real sentido, exigindo que a voz do povo esteja em primeira ordem. E precisamos aproveitar este momento para tornar claras nossas reivindicações e formar estratégias de luta pra atingir nossos objetivos, vamos gritar por educação para a cidadania e de verdadeira participação política!!!!!


Até mais, Suély Milarck











Nenhum comentário:

Postar um comentário