Hoje vamos falar de educação, percebo como esse assunto é necessário em todos os momentos da vida e para todas as pessoas, também tenho reparado que muitas mães têm reclamado de dificuldades em educar, o que é normal, por isso estou criando este espaço de discussão sobre Educação, mais especificamente tratando de educação familiar. Eu posto, vocês comentam, criticam e perguntam, ok?
"Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão." (Salmo 127:3)
Ontem (04/06) eu participei do Seminário Internacional: Pesquisa Participativa com Crianças, com a Professora Natália Fernandes da Universidade do Minho (Portugal), esse era um encontro acadêmico, direcionado para pesquisadores, porém na fala da professora Natália eu percebi muitas coisas que poderiam ser extraídas para educação familiar e resolvi compartilhar com vocês.
Como citado acima, os filhos são a nossa herança, são nosso tesouro e eles trazem muita alegria para o lar. Então, desde pequenos eles se comunicam conosco.
Elisabete e seu filho
Todavia a hierarquia familiar, as vezes, não permite formas de participação da criança. Desde bebê, independente do grau de maturidade e da personalidade do seu filho, ele precisa participar da conversa. Aí você pode perguntar: Mas como? se ele ainda não sabe falar. Resposta: As crianças possuem outras linguagens para dar conta da sua realidade social, elas tem um olhar sobre a vida que também precisa ser observado.
Muitas vezes os pais, não conseguem ter controle da situação por não entenderem suas crianças, mas só irão entender quando se apropriarem de que seu filho tem competência para interagir com você e esses pequeninos até nos ensinam muitas coisas, ou seja, nada de dizer que seu filho ainda não entende ou que ele é muito pequeno para dar opinião!!!
Trate sua criança como um componente da família, como qualquer outro, que também possa dar o tom da conversa, mesmo não sabendo falar. As vezes tratamos nossas crianças como "aquele que é muito novo para entender", quando na verdade eles tem competência para entender o que dizemos e influenciar a nossa conversa, ou interagir através da sua linguagem.
Cabe a nós criar condições para que os pequeninos desenvolvam as competências, para uma melhor comunicação e participação da criança dentro da família. Por exemplo, brincar com seu filho, conversar com ele, negociar com ele e também cuidar para que ele sempre esteja entre outras crianças de variadas idades.
Ter uma família feliz não é fácil, um lar equilibrado e harmonioso, mas é possível. Muitas vezes temos dificuldades, de diferentes demandas, porém uma família unida e com um bom diálogo sempre se supera!
Marcio, Daniele e seu filho
Por hoje é isso, comentem e deem sugestões para novos posts!
Beijos e fiquem com Deus.
Suély Milarck
*Todas as fotos usadas, são de pessoas que conheço e que permitiram a exposição.
Muito bom Su! Parabéns...
ResponderExcluirBelo post querida! Concordo plenamente com tudo que disse!
ResponderExcluirObrigada pela visita.
Eu criei esta fanpage e peço que faça
o favor de curtir!
EU RETRIBUO COM O MAIOR PRAZER!!!
Bom Domingo!
Beijinhos carinhosos...
Sábias palavras Su! Precisamos investir em tudo que envolve a família, os filhos são herança de Deus, precisamos educa-los com sabedoria! Bjus
Excluir